Detalhes Construtivos

Detalhes Construtivos

Aqui vamos mostrar alguns detalhes construtivos que podem fazer uma grande diferença estética e funcional no seu móvel, tornando o seu projeto ainda mais especial!

 

Bites

Bites são detalhes decorativos ou construtivos, esculpidos na madeira. Podem ser utilizados para disfarçar pontos de emenda nos encontros das peças, ou simplesmente decorar. São utilizados principalmente em painéis, tampos, portas e frentes de gavetas.

Podem ter formatos variados, em “П”, “U”, “V”.

 

Amostra de MDF laqueado com detalhes tipo bites esculpidos.
Amostras de madeira Peroba Mica com detalhes tipo bites em “V” esculpidos.
Bites no encontro entre prateleiras.

 

Encaixes diferenciados

Encaixe, espiga, sulco, ganzepe, malhete, entre outros, são nomes diferentes que na verdade expressam uma só ideia, a junção de duas peças, no nosso caso, duas peças de madeira maciça. Apresentamos exemplos básicos de encaixes, que são opções de junções resistentes, que podem ser aplicados a diversos tipo de móveis.

 

Malhete ou “rabo de andorinha” – Bancos em madeira maciça.

 

 

Ripados

Portas e painéis feitos com ripas intercaladas, podem ser vazados ou não.

Esse tipo de detalhamento pode ser usado em todos os ambientes, sejam eles grandes ou pequenos, residenciais ou comerciais, internos (móveis e painéis) ou externos (fachadas, portas e portões).

Além de trazer movimento e textura, é um tipo de solução que permite vários desenhos e acabamentos, dependendo do material escolhido.

Pode ainda ser usado como grelha, a fim de esconder equipamentos eletrônicos, aparelhos de ar condicionado e compor móveis ou painéis decorativos.

 

Criado mudo com frente de gaveta ripada não vazada.

 

Criado mudo com frente de gaveta ripada não vazada.

 

Portas com ripado vazado para rack de equipamentos.

 

Puxadores tipo cava

Modelo de puxador usinado na própria peça. Os puxadores tipo cava substituem o puxador tradicional aplicado, deixando o resultado final mais limpo e leve, tornando o design dos móveis mais linear e interessante.

Outro diferencial desse puxador é que pode ser uma escolha indicada para espaços reduzidos, pois como é embutido, mantém o mesmo alinhamento da porta ou frente de gaveta, evitando peças projetadas para a frente do móvel, e que podem gerar acidentes como colisões e esbarrões.

 

Puxador tipo cava cilindrido.

 

Puxador tipo cava diferenciado em formato circular.

 

Puxador tipo cava esculpido na peça.
 

 

Puxador tipo cava vazado.

 

Puxador tipo cava em frente de gaveta.

 

Puxador tipo cava em gavetas e portas, revestidas com folha de cadeira Cumaru, com acabamento em verniz incolor acetinado.

 

Sistemas de fixação ocultos

Fixação para móveis, prateleiras e painéis com sistemas não aparentes, possibilitando um visual mais limpo. Podem ser confeccionados em marcenaria ou através da utilização de ferragens especificas, disponíveis no mercado.

 

Painel em Peroba Mica com detalhe tipo bite em “V” e acabamento em verniz incolor acetinado, fixado à parede através de sistema oculto.
Painel fixado à parede por sistema oculto: 3 prateleiras com suportes invisíveis com acabamento em laca PU acetinada nas cores creme e branca.

 

Painel para cabeceira em Peroba Mica com detalhe tipo bite fixado à parede através de sistema oculto.

 

Nicho para equipamentos eletrônicos fixado por sistema oculto.